quarta-feira, 15 de abril de 2015

PREFEITO JULIO LOSSIO RESPONDE CARTA DE CIDADÃO

Caro Tales,
Recebo muitas mensagens e notificações todos os dias nas minhas redes sociais e, infelizmente, não consigo acompanhar ou responder todas elas com a rápidez ou importância que cada uma, e todas elas, merecem.
Soube da sua publicação através do meu filho, que tem grande admiração por você, e fiz questão de procurá-lo para responder.
Antes de falar da especificamente da questão que colocou, quero te dizer que não existe nenhum petrolinense ou região de Petrolina esquecida por mim ou pelo governo em que estou a frente. Petrolina cresce de forma espantosa e, infelizmente, nem sempre o poder público consegue acompanhar todas as demandas, até porque muitos dos problemas da nossa cidade são estruturais, que foram se acumulando durante muitos anos, sem nenhum olhar especial do executivo municipal.
Tenha a certeza que, desde o dia que me coloquei como candidato a prefeito desta cidade, até o momento em que escrevo a última palavra desse texto, não houve sequer um segundo em que eu não pensasse em uma forma de melhorar a vida de cada cidadão de Petrolina. Nunca precisei da política. Não entrei nela no intuito de ganhar dinheiro, nem muito menos para fazer dela minha profissão ou cabide de emprego pra minha família. Entrei na política com o único e exclusivo objetivo de melhorar a vida das pessoas, de oferecer um futuro melhor para as crianças do nosso munícipio, e é isso que busco, incansavelmente, como prefeito de Petrolina.
Posto isso, me concentrando na sua colocação, concordo com você que a chuva na nossa cidade, muitas vezes, é motivo de desespero e medo pra muita gente. Como você sabe, apesar da Constituição prever uma coisa, na nossa cidade o saneamento básico é de responsabilidade da COMPESA e, portanto, do governo do Estado.
Desde que entrei na prefeitura iniciei uma “briga” para transferir essa responsabilidade para o munícipio. Para você ter uma ideia, é estimado que a COMPESA em Petrolina seja superavitária em quase 1 milhão de reais por mês, dinheiro esse que ela manda para outros municípios do estado que são deficitários. Ou seja, resumindo, a COMPESA, muitas vezes, pega o dinheiro do contribuinte de Petrolina e manda para outras cidades. Agora imagine o que poderíamos fazer, no que tange o saneamento, com cerca de 1 milhão todos os meses.
O Henrique Leite, o Cosme e Damião e muitos outros bairros da nossa cidade foram feitos de forma não-planejada e sem nenhum suporte do poder público. Sem saneamento, é inviável a pavimentação desses lugares, inclusive o Governo Federal não libera recursos para esse tipo de ação nesses lugares, pois os problemas não iam deixar de existir e seria uma obra “pra inglês ver”.
Especificamente no local citado por você, nas chuvas passadas fizemos um dreno que, caso não tivéssemos feito, a situação hoje seria muito pior. Quando fui notificado da situação depois dessas chuvas, determinei o envio de uma máquina retroescavadeira que está no bairro para fazer um paliativo na área alagada, diminuindo assim os transtornos da chuva. Mas a solução é temporária. Só podemos fazer de forma definitiva quando a COMPESA fizer o saneamento, ou quando assumirmos a responsabilidade por esse serviço.
De antemão, adianto que o atual poder público não é mais omisso no que tange o crescimento do nosso munício. Hoje é proibido que qualquer loteamento, público, como os do do Minha Casa Minha Vida, ou particular, seja feito sem a infraestrutura de saneamento, água e luz.
Conte sempre comigo nessa interminável tarefa de fazer de Petrolina um lugar cada vez melhor de se viver.
Um grande abraço e que Deus continue nos abençoando nessa caminhada.
Julio Lossio,
Seu Prefeito e amigo.
Foto/Publicação: Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário