sábado, 9 de maio de 2015

FBC QUER REDUZIR O PERÍODO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS


O senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (PSB) apresentou o projeto de Lei 260/15 que prevê a redução de 30 dias no período de campanha eleitoral. Pela proposta em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, FBC defende que a campanha eleitoral seja de 60 dias, iniciando no dia 5 de agosto, ao invés dos 90 dias atuais.
O projeto diz que o tempo de propaganda política em veículos de comunicação caia de 45 para 30 dias. O obejetivo seria resumir os custos das campanhas eleitorais em até 25%.
"O intuito é dar maior condição de igualdade entre os concorrentes, estimulando a exposição de ideias e proposições de forma mais democrática", diz o senador. "Precisamos evitar o abuso do poder político e do poder econômico nas campanhas, o que pode acabar influenciando no resultado dos pleitos", defende.
A proposta altera 13 dispositivos da Lei 9.504/97. Ele determina que os partidos políticos, as coligações e os candidatos sejam obrigados a publicar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 8 de setembro, um relatório discriminando os recursos recebidos e gastos na campanha.
CARTÃO DE CRÉDITO - Fernando Bezerra Coelho também apresentou o projeto 273/15, que promete ampliar a transparência no financiamento de campanha. Dentre as principais mudanças está a permissão para que os cidadãos possam contribuir com campanhas por meio de cartão de crédito e débito.
A proposta também restringe a doação de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais, que poderiam contribuir apenas para o fundo partidário. As doações para as campanhas ficariam restritas ao financiamento público e de pessoas físicas.
Fonte: Agência Senado


Nenhum comentário:

Postar um comentário