sexta-feira, 31 de julho de 2015

AVENIDA GUARARAPES RECEBE FAIXAS EXCLUSIVAS


A Prefeitura de Petrolina iniciou as obras de recapeamento e pavimentação de dezenas de ruas e avenidas da cidade. A novidade é a implantação de uma faixa exclusiva para transporte coletivo em toda extensão da Avenida Guararapes, bem como para motociclistas.

Essa é primeira faixa de tráfego exclusivo para ônibus e vans implantada na cidade. O objetivo é garantir prioridade ao transporte coletivo e redução no tempo de viagem aos usuários.

“Estamos trabalhando prioritariamente no anel central da cidade, que concentra grande parte das linhas do transporte coletivo. A faixa exclusiva é uma garantia para o usuário de que ele terá um tempo menor de percurso, principalmente em comparação ao carro”, disse o prefeito Julio Lossio.

As faixas terão a função de recuperar a média de velocidade dos deslocamentos dos ônibus na cidade. A expectativa é que haja uma diminuição de 20% no tempo dos deslocamentos do transporte coletivo que passa pelas faixas exclusivas. “Nós temos que ganhar o usuário de transporte, não só na tarifa, mas na qualidade e principalmente no tempo“, afirma.

A velocidade máxima permitida na via será de 60 km/h. Com a faixa exclusiva, os ônibus deverão ter velocidade contínua, fazendo com que as viagens sejam feitas em menor tempo. Os agentes de trânsito da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) orientarão os motoristas para não utilizarem essa faixa. A partir de então, quem desrespeitar as regras previstas pode ser multado.

Ciclovia


Outra novidade é que a faixa exclusiva para transporte coletivo será também utilizada como ciclovia em horários determinados, compreendendo o período de segunda-feira a sábado, das 20hs às 6h. Aos Domingos e feriados a faixa exclusiva será para os ciclistas. “Vale salientar que além da mobilidade, a cada dia esse esporte vem se difundindo em todo o mundo e, devido ao grande número de pessoas que atualmente praticam ciclismo, resolvemos liberar com segurança a avenida Guararapes“, finalizou a engenheira de trânsito da EPTTC, Paula Lopes. (fonte: Ascom EPTTC/PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário