domingo, 18 de janeiro de 2015

CUBAPE ENTRA NA LUTA POR ÁGUA TRATADA NOS PROJETOS IRRIGADOS



No dia 06 de junho de 2009 a exatos seis meses do inicio da administração do Prefeito Julio Lóssio, o secretário de irrigação do município promoveu nos Projetos Irrigados um Movimento denominado Água de Beber. O referido movimento que iniciou de cima para baixo, já que foi puxado pelo o Poder Público Municipal de nada adiantou, pois estamos a 07 (sete) anos do inútil movimento e nunca que a água tratada chegou pelas mãos do município aos núcleos habitacionais dos Projetos Senador Nilo Coelho e Maria Tereza. 
O secretário de irrigação promoveu uma grandiosa carreata naquela manhã de sábado em direção a concha acústica e os carros de som alardeavam que agora com a nova Petrolina seria resolvido o problema de mais de 20 anos criado por quem teve a ideia de implantar um projeto irrigado sem infra estrutura para as pessoas que alí iriam morar.
Dias após, o Prefeito anuncia que a construção no N - 07 de uma Central de Abastecimento de Água Tratada e que o povo deixariam de beber água contaminada. 
Passados 06 (seis) anos o que podemos observar é que investiram dinheiro público na construção de uma estação de tratamento de água e que está abandonada, com povo ainda bebendo água inatura. Segundo o morador do N - 07 o Sr. Gilmar foi mais uma brincadeira que os políticos da nossa cidade fizeram com a população dos projetos irrigados. Cansamos de esperar dos políticos, pontuou ainda o morador.
A CUBAPE  está articulando uma grande reunião para o inicio de Fevereiro no C - 01 com todos os representantes das Associações de Moradores da Área Irrigada para deliberar qual medida deve ser tomada. A priori, a CUBAPE está dando entrada nesta terça-feira (20.01) em uma ação no Ministério Público Federal contra o Governo Federal responsável pela a área irrigada que é o responsável por toda a infra estrutura nos projetos de irrigação.
Para Pedro Caldas coordenador da CUBAPE, é preciso um movimento forte que venha do meio do povo com atitudes seguras e bem organizadas. Segundo levantamentos muitos casos de câncer tem surgido em nossa região e há quem afirme que a água ingerida nos projetos pode ocasionar problemas grandes na saúde da população já que o povo bebe da mesma água que usam para a irrigação e que em muitos Núcleos os esgotos são direcionados para a beira dos canais e quando vem a chuva são jogados para dentro dos referidos canais.
Quanto a possível Central de Tratamento de Água no N - 07 a CUBAPE vai dar conhecimento a Câmara Municipal de Vereadores e ao TCE-PE - Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco para fiscalizar o mau uso do dinheiro público.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário