segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

UM MONUMENTO ESCONDIDO



Na Rua Governador Eraldo Gueiros em pleno centro da cidade existe um belo monumento que nos faz voltar a antiga história de Petrolina.
Trata-se de uma chafariz com um belo e bem conservado contornos imperial que muitos petrolinenses ainda nos anos 20 recorriam para saciar sua sede e colher água para os afazeres domésticos.
A construção do referido chafariz se deu por conta da implantação do Complexo Ferroviário(estação, armazéns e residências de funcionários), a partir de 1919, impulsionou a expansão da malha urbana na direção da estação Ferroviária, incrementando o comércio local e intensificando a vida sócio-cultural da cidade. Junto com o desenvolvimento, a ferrovia trouxe para a cidade o primeiro exemplar arquitetônico de linguagem erudita e vigente nos principais centros urbanos da época. A configuração eclética do edifício é traduzida pela simbiose entre o gosto neo-clássico e neo-cultural. Somente no dia 1º de março de 1923 fora inaugurada pela Leste Brasileira a Estação de Petrolina, como também as estações de Icó, Pau Ferro e Messias Lopes, atualmente Rajada. Havia a ligação férrea entre Petrolina - Teresina-PI e Paulistana-PI, tendo funcionado o último trem de passageiros e cargas entre Petrolina/Paulistana no dia 06 de abril de 1971.
A pergunta é: Quando a Prefeitura de Petrolina vai urbanizar a Rua Governador Eraldo Gueiros que tem um amontoado de barracos e uma fedentina insuportável, deixando uma imagem de abandono e de falta de urbanização do centro da cidade. Vale ressaltar que é uma área comercial composta por 02 (dois) grandes empreendimentos hoteleiros: Águas Palace Hotel e o Hotel Grande Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário