segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

IMIP/DOM MALAM RESPONDE SOBRE A MORTE DA CRIANÇA DE 5 MESES


A Direção do Hospital Dom Malan/Imip esclarece que:

A paciente filha da Sra. Rafaela Costa Franca, 05 meses de idade, foi atendida nesta Unidade de Saúde no dia 15 de fevereiro de 2015, com quadro de febre iniciado há poucas horas. Foi medicada e liberada para domicilio, pois exame físico era normal e não havia indicação para exame laboratorial ou nenhum outro procedimento, conforme protocolo médico do Hospital.

No dia seguinte (16.02), a paciente volta ao serviço, pois a avó observou a presença de “manchas vermelhas” pelo corpo. Cerca de 30 minutos após atendimento, a criança apresentou parada cardiorrespiratória, que mesmo após manobras realizadas e toda assistência prestada, infelizmente faleceu.
Com objetivo de esclarecer a causa da morte da paciente, foi realizado contato com o Instituto Médico Legal (IML) que orientou preencher a Declaração de Óbito (DO) com causa da morte “desconhecida” e que não poderia fazer a investigação solicitada pela a família, porque esse serviço apenas pode ser feito pelo Serviço de Verificação de óbito (SVO), porém a região não dispõe deste serviço.

A hipótese de Menigococcemia (Meningite) foi interrogada e não afirmada, porém em casos de suspeita deste agravo, o protocolo recomenda a realização da imunização dos que estiveram em contato com a criança.

A Direção se mantem aberta para quaisquer esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário