quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O CACHIMBO DA PAZ


Em recente visita a Petrolina nesta terça-feira (03.02), o Diretor Presidente da COMPESA Dr. Roberto Tavares, esteve no gabinete do Prefeito Julio Lóssio, para uma reaproximação com o Poder Público Municipal, ou melhor, para fumarem o velho cachimbo  da paz.
Acontece que em Petrolina, com os constantes problemas na operação de água e esgoto, a atual administração ressuscitou o processo judicial de "municipalização" da Companhia de Água e Esgotos que hoje, por Lei tem o Estado de Pernambuco como gestor de toda operação. Porém a verdade, que sabemos é que no fatídico projeto de municipalização tem por trás justamente a privatização dos serviços de água e esgoto da nossa cidade.
Até uma brincadeira intitulada de Consulta Popular foi ensaiada na cidade, na tentativa de sensibilizar a população ou melhor, enganar o cidadão.
A presença do Presidente da COMPESA após ter sido procurado em Recife pelo o Prefeito Julio Lóssio, deixa claro que a administração municipal dar sinais de cansaço na luta judicial.
É notável, e nós já visitamos as obras tocadas pela COMPESA em Petrolina que o montante investidos são da ordem de mais de R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais). Esses recursos foram aplicados nos últimos anos, com a construção da nova Estação de Captação Vitória  e a Bacia Central do Sistema de Esgotamento Sanitário, além claro das trocas de tubulação em quase toda cidade.
Assim sendo, percebe-se que o melhor caminho a ser tomado pela gestão municipal é firmar parceria com a COMPESA em nome do cidadão que paga um sistema caro e que acaba sofrendo lá na ponta. Medir forças por caprichos políticos é manter a população como refém de um sistema podre.
Esperamos que a COMPESA e a Prefeitura de Petrolina entendam que esse patrimônio pertencem ao povo e não a grupos políticos, porque os grupos passam e o cidadão é que ficam pagando a conta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário